jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

1.3.09

MORREU A LIBERDADE DE IMPRENSA. HÁ MUITO TEMPO.


A morte da TV Diário se deu no último dia 20 de fevereiro, aos 10 anos de idade. A emissora cearense faz parte do Sistema Verdes Mares de Rádio e TV, que também transmite a Rede Globo no estado. Com o objetivo de chegar aos cearenses que moram espalhados por todo o Brasil (todo mesmo!), a TV Diário passou a ser exibida via satélite, podendo ser captadas por parabólicas Brasil afora. Fez sucesso e decretou sua morte no país em que prego que se destaca toma martelada. 

O maior fornecedor de conteúdo via satélite é, claro, a Rede Globo. Como recentemente a Globo e a Verdes Mares acabaram de celebrar novo contrato para uma afiliada em Juazeiro do Norte, a toda-poderosa exigiu que o sinal da TV Diário fosse retirado do satélite nacional. A programação popular cearense só ficará disponível aos telespectadores do Ceará, e mesmo assim com sinal codificado. 

Apesar da notícia ter se espalhado na internet graças ao blog de Fortaleza RASTREADORES DE IMPUREZAS, os maiores jornais da cidade (Diário do Nordeste, O Povo) não foram capazes nem de dar a notícia. 

Assassino: Rede Globo

Já o DF NOTÍCIAS teve sua independência brutalmente assassinada na edição 640, com data de 25 de fevereiro. O jornal é distribuído gratuitamente na Zona Central de Brasília. Era o único da cidade que ainda não havia sido comprado pela política suja do DF. O "Jornal de Brasília" foi comprado por Roriz nas eleições de 2002. O "Correio Braziliense" veio logo depois, quando Roriz derrubou o diretor do jornal. O DF TV nunca na sua história fez uma denúncia que fosse contra o governo local. Todo esse esquema  chegou pronto para José Roberto Arruda. 

O DF NOTÍCIAS ia contra a corrente e denunciava toda a rapinagem que corre solta no GDF e na Câmara Legislativa. Por denúncias contra o governador, um garoto que distribuía exemplares do jornal na Rodoviária do Plano Piloto levou uma bofetada do Administrador da Rodoviária em pessoa, cargo indicado por Arruda. Claro, só o próprio jornal noticiou isso. 

Mas nesta edição, fica clara a mudança de rumo: primeiro, um anúncio do GDF de meia página abaixo da manchete principal. E muitos outros anúncios, privados, que não estavam lá antes. Na primeira página, as notas antes explosivas anunciam, sem qualquer comentário, que Roriz assume como vice-presidente nacional do PMDB e que José Roberto Arruda é um dos candidatos do DEM à vice-presidência na chapa do PSDB. A denúncia da edição é contra o deputado federal José Tatico, do PMDB, que não entrou no acordo. Tatico será processado pelo STF por calote no INSS. 

Assassino: José Roberto Arruda. 

Nenhum comentário: