jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

19.9.07

QUANTOS MENSALEIROS VALEM UM SALVATORE CACCIOLA?



A casa caiu para Salvatore Cacciola. Está preso em Mônaco, mas o governo Lula fará de tudo para trazê-lo de volta ao Brasil. De tudo. A ponto de o ministro da Justiça, Tarso Genro, propor-se a ir buscar o vigarista pessoalmente.

Isso porque Salvatore Cacciola é o bandido que o governo FHC deixou escapar. Valendo-se de grampos telefônicos, chantagem e transferências ilegais de dinheiro ao exterior, ganhou em um só dia R$ 1 bilhão do tesouro nacional.

A história veio a público com as reportagens de Policarpo Júnior para a VEJA. Chico Lopes foi presidente do Banco Central por 21 dias. Nesse período, armou um esquema para vender informações privilegiadas para um grupo de banqueiros, entre eles Cacciola. Isso numa época em que o gpverno gastava milhões de dólares por dia para manter o real sobrevalorizado artificialmente. Os caras enchiam as burras de dinheiro, como no dia em que o governo, em plena crise da Rússia, aumentou num só dia a taxa de juros de 29% para 49% ao ano (hoje está em 11,25%).

O problema foi quando FHC desvalorizou o real, 13 dias após tomar posse no segundo mandato. Cacciola não recebeu essa informação, e como estava apostando todas as suas fichas que o real não ia cair, quebrou. Pegou um avião para Brasília e foi a Chico Lopes. Cacciola não só rcebia as informações privilegiadas, mas também havia grampeado o telefone de Chico Lopes, e tinha provas de todo o esquema. Ou o governo ajudava, ou ele abria o bico. Cacciola recebeu R$ 1 bilhão de reais, e Chico Lopes foi demitido do governo, sem maiores explicações. O ministro da Fazendo da FHC, Pedro Malan, chegou a comentar:

- Eu só conto a história da demissão do Chico Lopes dez anos depois de morto.

O governo Lula foi pego literalmente com a boca na botija no caso do mensalão. Cem mil dólares na cueca de um, saques de 50 mil reais para cada deputado, empréstimos milionários de Marcos valério com o banco BMG. Está todo mundo em casa, curtindo sua vida e indo aonde bem entende. Mas quantos mensaleiros, quantos Zuleidos Veras, quantos Severinos Cavalcante seriam necessários para cobrir o 1.000.000.000 de reais de Salvatore Cacciola?

Nenhum comentário: