jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

30.11.07

LULA SOBE A FAVELA

Lula, o presidente, subiu hoje o morro do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, no Rio de Janeiro. Foi a 1km acima do nível do asfalto. Inaugurou obras do PAC nas favelas: casas, ruas, uma praça bolada pelo Oscar Niemeyer, um bondinho teleférico e um elevador, ao estilo do Elevador Lacerda de Salvador.

Nuncaantesnestepaís o presidente subiu a favela. Fernando Henrique, o anti-Lula (e vice-versa), não passou nem perto. Segundo o próprio Lula, FHC passaria longe:

- Fernando Henrique, se a corda apertar, viaja para Paris. Nós ficamos aqui comendo o pão que o diabo amassou. Esta pátria é nossa.

Lula disse isso em 1999, num ato "Fora FHC". Hoje, no Rio, Lula, como não podia deixar de ser, desfiou sua cultura popular:

1. Rico quando mora em morro, é chique. Pobre é favela, é vergonha.
2. Pobre não quer sair da favela. É mais perto do trabalho e onde sua vida está estruturada.
3. Não é qualquer um que, de cima da favela, acorda e vê o mar do Rio de Janeiro.
4. Pra quê pobre quer elevador? Pra subir o morro.


Lula também revelou que sua convivência com Rosinha Garotinho, ex-governadora do RJ, era horrível. O atual governador, Sérgio Cabral, aproveitou para fazer parolagem:

- Nós estaremos entregando as titulações de propriedades para as famílias do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo.

Caô brabo. A promessa é pra quando as obras ficarem prontas. E porque não em todas as favelas da cidade? Se quisesse, Sérgio Cabral começaria a fazer isso na segunda-feira. É só mapear o terreno e fazer os loteamentos. Com a escritura, os moradores poderiam oferecer sua casa como garantia de empréstimo, hipotecá-las e até mesmo vendê-las por um valor mais alto. Deixaria de ser favelado no mesmo instante. Mas Sérgio cabral está preocupado em realizar mais uma cerimônia.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.