jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

3.2.09

HÉLIO GRACIE, FAIXA VERMELHA (1913-2009)



Hélio era o caçula dos irmãos Gracie, responsáveis por iniciar o ensino do jiu-jitsu no Brasil. Ele foi o responsável por inventar o jiu-jitsu brasileiro, respeitado e temido em todo o mundo como a mais eficiente das artes marciais. Franzino e com dificuldades respiratórias, foi proibido de lutar pela família. O irmão Carlos era o titular da academia Gracie do Rio de Janeiro, treinando alunos da alta sociedade carioca.

Como tinha poucas opções, Hélio assistia às aulas do irmão diuturnamente. E, sem fazer um movimento, absorveu toda a técnica e filosofia do esporte. Até que um dia resolveu ousar e se ofereceu para dar aulas ao presidente do Branco do Brasil å época (nos anos 1920), uma vez que seu irmão não estava.

Como era bom de teoria, foi dando mais e mais aulas, até desenvolver suas próprias técnicas, sempre usando uma alavanca corporal para forçar os movimentos do adversário. E isso revolucionou o mundo. As posições desenvolvidas por Hélio permitiam que um homem com menos de 70kg derrubasse e quebrasse o braço de grandalhões com mais de 90kg. No vale tudo, o mestre Hélio desafiava qualquer um, de qualquer peso. Em centenas de lutas, foi derrotado duas vezes: uma pelo campeão mundial e japonês de jiu-jitsu, Masahiko Kimura; a outra por um aluno seu, Waldemar Santana, numa luta que durou 3h40 e entrou para a história das lutas.

O resto é história: os filhos de Hélio viajaram o mundo derrotando lutadores de todas as modalidades e de todos os pesos, elevaram o vale tudo a uma das principais categorias esportivas no mundo e fizeram com que todo lutador aprendesse jiu-jitsu antes de subir ao ringue.

A vida de Hélio foi dedicada ao jiu-jitsu. Teve nove filhos com duas mulheres (ao mesmo tempo) sempre com o objetivo de criar discípulos para a sua arte:

- Eu nunca amei mulher nenhuma. Eu gosto delas, é diferente. Porque amor é uma fraqueza e eu não tenho fraquezas. O amor é sexo, e sexo para mim é uma necessidade que você usa para procriar, nunca tive uma namorada que quisesse ir adiante e não quisesse ter filho. Eu sempre perguntava: “Você gosta de criança? Você quer ter filho?”. Se ela dissesse não, não tinha sexo. Então eu me casei duas vezes. Aos 30 anos me casei com a minha primeira esposa, Margarida de Souza Carvalho, com quem vivi 50 anos, até o último dia de vida dela. E tem a mãe do Royce, com quem estou casado há 35 anos. Daí você diria “50 mais 35 é a sua idade, você já nasceu casado?” . É que minha primeira mulher só me deu três filhos. E eu me casei só para ter filhos e ela sabia disso, então ela aceitou que eu tivesse outra mulher, a mãe do Royce. Elas foram amigas e com isso eu consegui mais seis filhos que Deus me deu, porque filho quem manda é Deus, não é só querer.

O principal ensinamento do mestre é que o jiu-jitsu torna a pessoa mais confiante e tolerante perante os desafios da vida. Tanto é que o mestre dizia ter o demônio dentro dele. "Não cheguei aonde cheguei sendo bonzinho".

Nenhum comentário: