jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

5.5.07

IRAQUE: EX-SOLDADOS LUTAM CONTRA A GUERRA



Os veteranos da guerra do Iraque foram à luta. No YouTube. A série "VideoVets" ("veteranos de guerra no vídeo") mostra depoimentos de soldados que voltaram vivos do Iraque. Acima, o depoimento de John Bruhns, sargento que estava no Iraque desde o primeiro dia da invasão. Ele, como outros soldados entrevistados, diz coisas assim:

- Eram pessoas da comunidade, não terroristas. Nos disseram que estávamos lá para libertar essas pessoas. Elas estavam atirando em nós. O tempo todo em que eu estive no Iraque, me pareceu que nós estávamos tentado controlar a violência. Nunca me pareceu que estávamos combatendo a Al-Qaeda, Bin Laden ou os responsáveis pelo 11 de setembro. A missão era muito confusa.

- Me sinto usado e desorientado pelo governo. Sinto que meu patriotismo foi usado e explorado. Meu desejo de lutar por este país foi usado e explorado. Tenho muito orgulho de meu serviço militar, mas estou desapontado com o governo civil por nos mandar num combate sem necessidade.


No site videovets.org há depoimentos de soldados e familiares; até mesmo de uma mãe que perdeu seu filho no Iraque. Ela lê uma carta que escreveu, mas nunca pôde entregar:

- Estou muito orgulhosa de você por servir a seu país, mas ao mesmo tempo eu estou ofendida e zangada por esse governo ter usado sua boa vontade, seu patriotismo e os seus valores para mandá-lo para lutar uma guerra imoral e ilegal.

São depoimentos que encontram eco somente no mundo livre da Internet. Enquanto isso, na TV aberta, Oprah Winfrey, a Hebe Camargo dos USA, recebeu em seu programa soldados americanos que voltavam para casa, depois de feridos em combate. Patriotada pura. Um deles, com a perna amputada, disse que "a pior parte" foi deixar o Iraque.

- Por quê? - perguntou Oprah.

- Porque isso é tudo que eu tenho - respondeu o jovem veterano, apontando para seus colegas.

Oprah ainda contou que vários outros jovens soldados, que ela conheceu num hospital do Texas, lhe disseram que passariam por tudo de novo, pelo seu país. E agradeceu a todos os soldados, que "arriscam suas vidas por todos nós, por mim e por vocês". Vocês quem, cara-pálida?

Peter Granato, novaiorquino e ex-combatente, dá a resposta:

- O povo americano, o povo iraquiano, as tropas... Todos nós demos tanto, nós demos a esse governo um sem-número de oportunidades de eles aparecerem com um plano viável. Eles colocaram tudo de lado. Eles têm a sua ideologia limitada e é assim que eles vão fazer as coisas. Nós não podemos mais confiar a eles as vidas de nossos soldados.

Um comentário:

Unknown disse...

Foi uma guerra baseada em mentiras.
Até quando os americanos vão tolerar isso???