jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

9.3.08

RETROSPECTIVA 2008

Ainda não chegamos ao meio do ano, mas muita coisa já aconteceu até aqui. Mais uma vez, a opinião que ninguém pediu sobre assuntos que não interessam tanto assim, só aqui, no blog que ninguém lê:

INTER vs INTER: Só pode haver um. Mais uma vez o colorado de Porto Alegre encarou um dos grandes da Europa e, na raça, mostrou que estrela de cu é rola. Dessa vez, a Inter de Milão colocou Ibraimovich, Crespo, Materazzi e até mesmo Pelé (sim, eles têm um jogador com esse nome) contra o escrete de Fernandão, Magrão, Alex e Guiñazu. Fernandão carimbou o gol de Júlio César logo no primeiro minuto, Jimenez empatou para os nerazzuras e Nilmar, de bicicleta, garantiu a vitória colorada. Depois de Barcelona e Inter de Milão, o colorado agora espera o Real Madrid e o Manchester United. CAMISA FEIA, CHEIA DE LISTRA! TODO VIADO QUE EU CONHEÇO É GREMISTA!



TROPA DE ELITE, OSSO DURO DE ROER: Muita gente aqui no Brasil comemorou as primeiras críticas internacionais ao filme "Tropa de Elite": é fascista, "rambo-style", do jeito que haviam denunciado aqui. Isso até que o filme ganhou o prêmio principal do Festival de Berlim. Essa patota do cinema nacional é enojante. Foi a mesma que vaiou "Baixio das Bestas" no Festival de Brasília, por mostrar a violência - real - da zona da mata pernambucana (leia aqui). Faz um monte de filmes sensíveis e soporíferos que ninguem vê ("O Ano que meus Pais Saíram de Ferias", rejeitado pelo Oscar), mas não agüenta quando um filme faz sucesso simplesmente mostrando a realidade brasileira (sim, filhos de Glauber Rocha, a realidade brasileira é mesmo feia, suja, malvada e violenta). Tão com nojinho?



OS PERDIDOS FORAM ACHADOS: Começou a quarta temporada de Lost. Uma expedição chegou à ilha e resgatou seis sobreviventes. Jack tentou matar Locke. Hurley viu a cabana de Jacob. Sayid se vendeu aos Outros. Kate adotou o filho da Claire. Não entendeu nada? Bem-vindo a Lost.



O JORNALISMO É UMA FARSA: Caiu a CPMF. A imprensa comemora como se fosse o hexacampeonato brasileiro. William Waack vê praticar-se a política com "P" maiúsculo: começou uma campanha por menos impostos. Isso porque cortaram 0,38% de uma carga tributária de mais de 30%. Realmente, tem gente até pensando em comprar apartamento com essa economia... Lula sobe a favela, anuncia que vai construir um elevador Lacerda no Complexo do Alemão e os jornais do dia seguinte não acham que isso é notícia. Veja não noticiou. Estadão e Folha acharam que não merecia chamada de capa. O Globo deu na capa, mas não na manchete. Ali Kamel, diretor de jornalismo da TV Globo, escreveu dia desses um artigo criticando o fato de beneficiários do Bolsa-Família usarem o dinheiro do governo para comprar geladeira e lava-roupa a prestação. É o nosso "farol da modernidade"... Enquanto isso, Luis Nassif prova por A+B que a Veja se vendeu a Daniel Dantas. Leia aqui. Mas o pior de tudo é ter que concordar com o Arnaldo Jabor...



HUGO CHÁVEZ QUER VER O CIRCO PEGAR FOGO: O exército da Colômbia avançou 2 km na fronteira com o Equador e bombardeou o subcomandante das FARC, Raúl Reyes. O único que gostou foi George Bush. Rafael Corrêa, presidente do Equador, e Hugo Chávez, que está do lado oposto da fronteira, ameaçaram ir à guerra. Nao deu em nada. Todos já apertaram as mãos e ficou por isso mesmo. Mas duas coisas ficaram claras: Chávez apóia as FARC e Bush apóia Àlvaro Uribe, presidente da Colômbia. E Lula? Está mais preocupado em fazer Dilma Roussef presidente do Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que merda.