jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

4.3.07

LA REVOLUCIÓN NO SERÁ TELEVISIONADA...


... mas passa no YouTube. Esta é a primeira parte de um documentário produzido durante o golpe ocorrido na Venezuela em 2002, e que tirou Hugo Chávez do poder por 48 horas. Na ocasião muita gente comemorou:

"Caiu o falastrão" - revista Veja
"Isso é resultado das próprias ações de Chávez" - Ary Fleischer, porta-voz de George W. Bush
"Democracia não é só eleição" - Condoleezza Rice, conselheira internacional de Bush.

Dois documentaristas ingleses estavam em Caracas no momento do golpe, e mostram tudo. Mostram como, no mesmo dia, formaram-se duas passeatas, uma a favor e outra contra Chávez; mostram como os meios de comunicação apoiaram o confrontameto das duas, em frente ao Palácio Miraflores; mostram como atiradores de elite começaram a acertar partidários de ambos os lados (tiros na cabeça, certeiros); mostram como a televisão estatal venezuelana foi sabotada e tirada do ar na mesma noite; mostram como Chávez foi ameaçado a renunciar, sob o risco de ter o palácio bombardeado por militares insurgentes; mostram como no dia seguinte à prisão de Chávez, o "Bom Dia Brasil" local comemorou o golpe, louvando a participação decisiva das TVs privadas; mostram como o novo presidente empossado (Pedro Carmona, o Roberto Marinho deles) dissolveu TODAS as instituições venezuelanas num só discurso; mostram como o povo foi às ruas exigir a volta de Chávez; mostram como o Palácio Miraflores foi retomado por militares leais a Chávez, ovacionados pela multidão; mostram como as TVs, mesmo depois da retomada do palácio e da grande passeata que tomava Caracas, noticiavam que o golpe estava mantido e que as ruas estavam calmas, logo o novo presidente faria outro pronunciamento; mostram como Chávez foi encontrado dentro de um avião rumo a Miami.

É de arrepiar. Entenda porque Chávez insiste em dizer que Bush é o capeta encarnado. Veja como a TV pode manipular um país inteiro. E testemunhe como o povo pode reagir a isso.

Serviço: o documentário está em inglês, e dividido em 8 partes. Procure por "the revolution will not be televised".

Nenhum comentário: