jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

19.3.07

ZÉ DIRCEU, O LUTADOR INCANSÁVEL


Está dando um bafafá danado a matéria de Veja sobre a nova vida de consultor empresarial de José Dirceu. Segundo a revista, seu escritório estaria faturando 150 mil reais por mês. A matéria fala ainda da nova namorada de Dirceu, uma ex-assessora do governo. Zé não gostou e respondeu em seu blog, dizendo que Veja quer lhe caluniar e, não contente com sua cassação, quer vê-lo destruído em praça pública, cassando seu direito de trabalhar. Dirceu reafirma sua inocência no mensalão e diz que vai lutar por sua anistia.

Noves fora as velhas bravatas do ex-homem forte de Lula, vale lembrar algumas de suas frases importantes:

"São investimentos no Brasil, investimentos brasileiros lá, comércio exterior, nada extraodinário. Faço palestras, faço avaliação de conjuntura. Não faço intermediação, não faço lobby. Eu simplesmente tenho experiência e capacidade profissional." - em entrevista à Veja, detalhando suas novas atividades profissionais. Detalhe: seu único cargo de direção fora do PT foi gerente de butique no interior do Paraná.

"Eu nunca tive relação com o Gabeira, nunca tive amizade nem nada. Eu o conheci no final da década de 80, em 1989. Mal conversei com o Gabeira três, quatro vezes na vida." - em entrevista à Rolling Stone, explicando a convivência com o ex-terrorista, hoje deputado, Fernando Gabeira, que seqüestrou o embaixador americano Chares Elbrick em troca da liberdade de José Dirceu e outros presos políticos.

"Fizemos pouco? Primeiro, o Cristóvam Buarque foi ministro da Educação, então ele tem responsabilidade. Segundo, não interessa a opinião do Cristóvam Buarque, interessa a opinião do povo, que votou." - sobre Cristóvam Buarque, que disse que o governo fez pouco na área de educação. Cristóvam foi demitido devido a pressões de Dirceu, que não gostava nem um pouco das críticas que o ex-ministro da Educação fazia quanto à condução do governo.

"Não me conformo com a minha incompetência de não ter dado conta de ter resolvido esse problema. Me dói no fundo da alma." - sorrindo, sobre sua culpa no escândalo Waldomiro Diniz, assessor direto e colega de quarto de Dirceu.

"Não fui arrogante quando era ministro. Não fui" - em depoimento na CPI dos bingos, arrancando gargalhadas da platéia.

Em seu blog, quando rebate a matéria de Veja, Dirceu recebeu 168 comentários (geralmente cada post recebe entre 10 e 20). Todos a seu favor, exaltando sua luta e sua verve. Tem um tal de Pepino Breve, que escreve assim:
"Escrevo para mostrar meu reconhecimento e fazer justiça ao Dirceu, homem que dedicou sua vida inteira tentando nos proporcionar viver como cidadãos livres com toda dignidade numa nação pujante. Ele é o ícone representativo de todos estes verdadeiros heróis corajosos, honestos, desprendidos, altruístas cuja riqueza acumulada é a melhoria de vida dos trabalhadores brasileiros."

Dirceu ajudou a desgastar os conceitos de soberania nacional, democratização e luta política, de tanto falar neles para não dizer coisa alguma. Seus leitores se arriscam a desgastar os conceitos de ética, dignidade e honestidade, para falar de Dirceu.

Nenhum comentário: