jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

3.3.07

O HOMEM QUE ENFRENTOU O RIO AMAZONAS NO BRAÇO



Martin Strel é esloveno, tem 52 anos e está atravessando o rio Amazonas a nado. São mais de 5.400 km de braçadas. Mais ou menos a distância de Recife a Porto Alegre. É uma aventura inédita, acompanhada por uma comitiva de mais de 40 pessoas, entre guias, médicos e jornalistas de todo o mundo.

Martin Strel vira estrela por onde passa, com sua roupa de neoprene, óculos de natação e uma estranha máscara que serve para proteger seu rosto do sol. Além da distância, Strel tem enfrentado a natureza selvagem do Amazonas. Calor de 40 graus (lembre que Strel vem do leste europeu, onde faz um frio dos diabos), água barrenta e a companhia de botos-rosa que nadam ao seu lado. Mas o que mais preocupa o aventureiro é o peixe candiru, que é atraído pela urina e pode entrar no corpo de um homem pelo orifício do pênis. Para tirá-lo, só com cirurgia. Daí usar roupa de neoprene num calor infernal.

Começou sua jornada em 1o de fevereiro, na cidade de Atalaya, no Peru, e deve chegar em Belém do Pará em meados de abril. Já fez metade da travessia. Com a ajuda da correnteza, nada mais de 90 km por dia.

Mas pra quê tudo isso?

"Quero provar para mim mesmo que posso conseguir mais que os outros, conquistar o impossível. Quero fazer algo que ninguém jamais fez."

A jornada de Martin Strel está sendo narrada em seu site oficial e no site da BBC Brasil.


Nenhum comentário: