jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

22.4.07

FRANKLIN MARTINS vs. DIOGO MAINARDI vs. KENNEDY ALENCAR vs. REINALDO AZEVEDO

Todo esse pessoal é jornalista. E está envolvido numa briga feia. O hoje ministro da propaganda e da informação Franklin Martins processou Diogo Mainardi e ganhou, em primeira instância, uma indenização de 30.000 reais. Kennedy Alencar divulgou esse resultado da contenda judicial na Folha de S. Paulo do dia 16. Mas a sentença do juiz foi dada no dia 17, mesmo dia em que Diogo e Veja apresentaram sua defesa. Ou seja, não só Kennedy sabia do resultado da sentença um dia antes, como o juiz ja havia definido sua opinião antes de receber a defesa dos acusados.

E aí a coisa fica feia. Mais do que a condenação de Mainardi, a notícia de Kennedy mostra que a decisão estava pronta antes da defesa se manifestar. Talvez Kennedy não soubesse desse detalhe, e foi usado. Se sabia, participou de uma operação imoral. Sua explicação é de que a sentença estava na internet. Não cola. De cara, põe-se sob suspeita a decisão do juiz e o interesse de divulgá-la, via Kennedy Alencar.

Franklin Martins gosta de dizer que "jornalista não é notícia". Está errado. Diogo Mainardi o transformou em notícia. Seu processo contra Mainardi virou notícia. Kennedy Alencar virou notícia. Tanto que o mérito da questão já está sendo discutido também nos blogs dos jornalistas Ricardo Noblat e Reinaldo Azevedo. Já me disse um chefe de jornal: "jornalismo é que nem salsicha: se todo mundo soubesse como é produzido, ninguém consumiria".

2 comentários:

Unknown disse...

Eu sempre gostei dos comentários de Franklin Martins. Sempre o assistia nos telejornais da globo e no seu programa Fatos e Versões da Globonews.

Depois do artigo publicado pelo Diogo ele saiu da Globo e foi para o Jornal da Band. Gostava de seus comentáris sempre achei bem sensatos. Ao contrário do Alexandre Garcia que, a meu ver, parece querer atuar mais no emocional e usa, excessivamente, do deboche.

Apesar de concordar com muito do que o Diogo escreve. Acho que essa raíva cega e esse desprezo que ele sente pelo governo mina muito com qualquer denúncia que faça. Ele não passa objetividade na análise dos fatos, muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Caro jornalista, me agrada muito o serviço prestado por este blog. Aqui temos acesso a temas que não alcançaram status de notícia relevante nas grandes empresas jornalísticas. Interesses demais em jogo, como sabemos.

Ao meu ver, o jornalismo da "grande mídia" tem tanta importância quanto o big brother ou o programa da Angélica. Não deve ser considerado seriamente como fonte de informação válida, mas deve ser observado para percebermos o que se passa na mentalidade coletiva. Acho que nesse sentido, pela sua independência, você chega muito próximo da informação completa, seja lá o que isso for. Parabéns por esse esforço verdadeiramente jornalístico.