jornalismo, cultura e a opinião que ninguém pediu

23.4.07

MACONHA PARA CRIANÇAS



Saiu nos USA um livro-bomba: "It´s Just a Plant" ("É só uma planta"), livro infantil ilustrado que mostra a jornada de Jackie, uma menina de sete anos, descobrindo o mundo da maconha. Tudo começa quando Jackie pega seus pais fumando unzinho no quarto. Ela pergunta o que é, e os pais respondem: "é maconha". A partir daí, Jakie conhece um agricultor que cultiva a erva, mas não fuma. "Me deixa com sono", ele diz. Encontra-se com a malandragem local, que a ensina os codinomes do marafo: ganja, marijuana, sensimilla. Depara-se com um policial que leva todo mundo em cana, e a avisa que quem fuma, vai preso.

O livro é escrito pelo desenhista Ricardo Cortés, que defende que as crianças precisam ser informadas sobre a maconha, inclusive que ela não é para crianças, mas para adultos responsáveis. O autor usa uma epígrafe do cineasta Stanley Kubrick:

"Eu acredito que o grande erro das escolas é tentar ensinar às crianças qualquer coisa, e usando o medo como motivação. Interesse pode produzir ensinamentos numa escala em que o medo seria um traque, e o interesse, uma bomba nuclear."

Para saber mais, visite http://www.justaplant.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Acho um absurdo esse livro tratar a maconha como algo natural. Como se fosse igual a chocolate. Em que você fala para a criança: não coma demais para não ter dor de barriga!

Qualquer tipo de droga é um mal. O próprio nome diz "DROGA".

Os efeitos nocivos são conhecidos pela ciência e a patologia social que cria é conhecida por todos.

É claro que deve se dar as crianças conhcimento. Mas nunca passar à idéia de que é uma coisa normal. Que adultos responsáveis usam. Como demonstrado na parte dos pais fumando.

A excessiva liberdade de expressão, tão cara aos americanos, pode realmente levar a um mal. Que é instigação ao crime e o mal exemplo. Lamentável!